Porque enterraram o CONSELHO COMUNITÁRIO DE SEGURANÇA DE ITIÚBA?

Entidade usada pra politicagem na cidade acabou morrendo

Porque enterraram o CONSELHO COMUNITÁRIO DE SEGURANÇA DE ITIÚBA?
Porque enterraram o CONSELHO COMUNITÁRIO DE SEGURANÇA DE ITIÚBA? (Foto: Reprodução)

É lamentável saber que o CONSEG de Itiúba está inativo e sem ações voltadas para a segurança do município. A falta de liderança e de atividades pode afetar negativamente a segurança pública e a confiança da população nas instituições.


A inatividade do CONSEG pode ser um reflexo de problemas mais profundos, como falta de recursos, falta de apoio institucional ou falta de interesse da comunidade.


A segurança pública é um direito de todos, e é importante que a comunidade se mobilize para exigir ações e soluções.


Um CONSEG (Conselho Comunitário de Segurança) é uma instância de participação social que funciona como um canal direto entre a comunidade e as forças de segurança pública. Ele reúne moradores, comerciantes e lideranças locais com policiais civis e militares para discutir e buscar soluções conjuntas para os problemas de segurança do bairro ou município. 


A participação nas reuniões, que geralmente acontecem mensalmente, permite que os cidadãos apresentem reclamações, críticas e sugestões, exercendo sua cidadania ativa na construção de um ambiente mais seguro. 


Pautas importantes como uma Guarda Municipal mais pujante e ativa, um sistema de Vídeo Monitoramento na cidade, cobranças ao estado no reforço do efetivo da Polícia Militar e uma melhor estrutura para a Polícia Civil, são ações do CONSEG.


Em tempos de discussão sobre a segurança pública no país, Itiúba se encontra totalmente fora de sintonia, enquanto a criminalidade e as drogas vão avançando na cidade.


Por Edmilson Alves Radialista DRT 5363/BA

Comentários (0)